top of page

MUNÍCIPIO DO FUNCHAL (CIGMA) - NOVO ASSOCIADO


Gerir o Município através de um único centro de comando e controlo para melhor servir os munícipes.

O Centro Integrado de Gestão Municipal Autónomo (CIGMA), do Município do Funchal, agrega toda a gestão das diversas plataformas de reporte de ocorrências e de relação não presencial com os munícipes, em tempo real, incluindo a gestão de situações de crise. Num único sítio, toda a informação que chega das diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, às redes de água, saneamento básico e gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar, é tratada no Contact Center do CIGMA. O “cérebro” do Funchal, permite que os Serviços Municipais trabalhem de forma muito mais sistematizada, e em articulação com entidades terceiras, como é o caso das forças de segurança e de socorro.

O Município do Funchal entende que a sustentabilidade das cidades irá depender do quão inteligentes se tornem, da rapidez e da eficiência das respostas, assim como, da proatividade e previsibilidade de eventos com base nos dados e analítica gerada.


O CIGMA permite fazer mais e melhor, com menos recursos, ou utilizando-os de uma forma mais eficiente e sustentável. Junta-se por isso à APCC, no sentido de obter a excelência de serviço, através das boas práticas da Associação.



Endereço: Praça do Município, 9004-512 Funchal

Telefone: 291 211 000

Horário do Contact Center: Todos os dias, das 08h às 22h

Reporte de Ocorrências: funchalalerta.cm-funchal.pt

Serviços Online: cmfonline.funchal.pt

bottom of page